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Seminário sobre os Aspectos do ofício de roteirista e da escrita do roteiro

Voltado a estudantes, roteiristas, produtores e profissionais do audiovisual, o evento vai promover reflexões e debates sobre o ofício de roteirista e os processos de criação, além de levar ao público a visão de roteiristas, produtores, diretores, técnicos de som, fotografia e montagem sobre o roteiro – a peça inicial de uma obra audiovisual.

Concebido especialmente para o autor roteirista, o TALKS terá 12 encontros online ao vivo, com duração de duas horas cada. A ideia é proporcionar um espaço de informação, conhecimento e compartilhamento das distintas visões e práticas comuns ao ofício. Além de entender as teorias e dominar as técnicas relacionadas à dramaturgia audiovisual e à criação de narrativas, o roteirista precisa adquirir um conhecimento mais amplo da criação de uma obra audiovisual, de forma a se capacitar a construir roteiros, considerando a diversidade dos recursos e elementos da linguagem. Também precisa estar preparado para lidar com questões relacionadas ao ofício, como direitos autorais, jornada de trabalho, modelos de negócio e de prestação de serviços.

As palestras serão mediadas por roteiristas, técnicos e realizadores baianos.

Confira a programação:

01/11 (seg) – 19h às 21h 

Encontro com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com Maíra Oliveira

Qual a importância de um roteirista se associar a uma entidade de classe em sua trajetória profissional?

03/11 (qua) – 19 às 21h

Encontro com a GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), com Marcílio Moraes 

Os direitos do roteirista no mercado audiovisual brasileiro: os desafios da luta por remuneração pela exibição de obras.

05/11 (sex) – 19 às 21h

Roteirista e empresa produtora: construindo acordos – uma perspectiva jurídica, com Raquel Lemos

As relações entre roteirista e empresa produtora. Compartilhando modelos de trabalho e de negócio, tipos de relações contratuais e acordos possíveis para viabilizar um desejo comum: a criação de uma obra audiovisual

08/11 (seg) – 19 às 21h

Mercado audiovisual hoje: realidade e perspectiva para produtores e roteiristas, com Mari Brasil

As relações entre roteirista e empresa produtora. Modelos de trabalho e de negócios no mercado atual, tipos de relações contratuais e acordos possíveis para viabilizar um desejo comum: a criação de uma obra audiovisual.

10/11 (qua) – 19 às 21h

A adaptação, com Índigo

Como adaptar uma obra literária para um roteiro audiovisual. Os desafios e o processo de criação, a partir de uma obra existente.

12/11 (sex) – 19 às 21h

A criação coletiva em sala de roteiro de série, com Marco Borges 

Processos de criação de conteúdo seriado em sala de roteiro, tendo como base a construção colaborativa e o consenso.

15/11 (seg) – 19 às 21h

A criação ficcional a partir de histórias reais, com Fábio Meira

Como as histórias reais podem ser base e fonte de inspiração na concepção de conteúdo audiovisual de ficção.

17/11 (qua) – 19 às 21h

A criação de telenovela

Um bate-papo sobre as narrativas ficcionais seriadas de longa duração

19/11 (sex) – 19 às 21h

A criação do som no roteiro 

A importância do roteiro como fonte inicial da criação sonora na produção de obras audiovisuais. Um bate-papo, do ponto de vista do som, sobre os roteiros brasileiros da recente safra. Que caminhos o roteirista pode adotar para contribuir de forma mais direta na concepção sonora de uma obra audiovisual?

22/11 (seg) – 19 às 21h

Imaginando: a criação de imagens a partir do roteiro, com Rosa Caldeira

Como se dá a criação de imagens, do ponto de vista da direção de fotografia, a partir da leitura de um roteiro? Existe algum tipo de procedimento e/ou modo de escrita que o roteirista deve adotar para contribuir com o processo de concepção da fotografia de uma obra audiovisual?

24/11 (qua) – 19 às 21h

A montagem no documentário: a função do pré-roteiro

O processo de criação de uma obra audiovisual do tipo documentário, a partir de estrutura de abordagem pré-existente, pré-roteiro, material de pesquisa e material bruto captado. O papel do roteirista no processo de montagem de obra factual e de não-ficção.

26/11 (sex) – 19 às 21h
O roteiro literário e a montagem na ficção 

O processo de criação de uma obra audiovisual de ficção, a partir do roteiro e do material bruto captado. A relação do montador com o roteiro literário. A contribuição do roteirista durante o processo de montagem da ficção.

Confira a programação:

EIXO  1 – A profissionalização do ofício de roteirista / 08hs

01/11 (seg)
19h às 21h

Conversa com a ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com Maíra Oliveira
Qual a importância de um roteirista se associar a uma entidade de classe em sua trajetória profissional?
Maíra Oliveira é roteirista, dramaturga, escritora e educadora graduada pela UERJ, pós-graduanda em Literatura, Artes e Pensamento Contemporâneo na PUC-RJ. Atualmente é roteirista-chefe na Disney+ e presidente da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA).
Mediação: Alessandra Pastore. Faz parte da atual diretoria da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC-BA) e é responsável pela Produção Executiva dos projetos da Salitre Conteúdos Audiovisuais. Atuou ao longo de sua carreira na produção de diversos documentários, ficções e vídeos publicitários.

03/11 (qua)
19 às 21h

Conversa com a GEDAR (Gestão de Direitos de Autores Roteiristas), com Marcílio Moraes 
Os direitos do roteirista no mercado audiovisual brasileiro: os desafios da luta por remuneração pela exibição de obras.
Marcílio Moraes é escritor, dramaturgo e roteirista, tendo no currículo novelas e séries para TV Globo e TV Record, além da publicação dos romances “O Crime da Gávea” e “Entre as estrelas: Aquiles”. É atualmente presidente da GEDAR – Gestão de Direitos de Autores Roteiristas.
Mediação: Douglas Tourinho. Formado em Cinema e Jornalismo pela UFF-RJ (1985). Fez parte da equipe de autores de Lado a Lado (TV Globo 2012/2013) – Vencedora do EMMY INTERNACIONAL 2013. Colaborou nos roteiros de Cazuza – O Tempo Não Para e Amores Possíveis, de Sandra Werneck. Escreveu, com Karen Acioly, a série de TV Tuhu – o menino Villa-Lobos.

05/11 (sex)
19 às 21h

Roteirista e empresa produtora: construindo acordos – uma perspectiva jurídica, com Raquel Lemos
As relações entre roteirista e empresa produtora. Compartilhando modelos de trabalho e de negócio, tipos de relações contratuais e acordos possíveis para viabilizar um desejo comum: a criação de uma obra audiovisual
Raquel Lemos é advogada especializada em Direito Civil e em Direito Digital e das Telecomunicações. Autora do livro “Legislação e Políticas de Incentivo”. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial, com sólida experiência em entretenimento, economia criativa e mídias digitais.
Mediação: Ailton Pinheiro. CEO da produtora baiana Ori Imagem e Som, cineasta, produtor executivo, criativo e roteirista, com atuação no mercado audiovisual desde 2006. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), com pesquisa nas áreas de Cinema Africano, Cinema e Narrativas.

08/11 (seg)
19 às 21h

Mercado audiovisual hoje: realidade e perspectiva para produtores e roteiristas, com Mari Brasil
Uma conversa sobre o panorama atual do audiovisual brasileiro, no contexto de fragilidade das políticas públicas para o setor, boom do mercado de plataformas de streaming e a nova realidade trazida com a pandemia do coronavírus.
Mari Brasil tem 30 anos de experiência de produção executiva na indústria do audiovisual. Atualmente estuda o mercado de agenciamento nos Estados Unidos e Europa e conecta autores-roteiristas aos modelos de negócios das indústrias do entretenimento dentro e fora do país.
Mediação: Sol Moraes. Produtora de cinema com mais de 30 anos de experiência no mercado audiovisual e uma das referências do cinema baiano. Sócia da Araçá Filmes, coordenou a produção do longa-metragem 3 Histórias da Bahia (2001). Neste momento encontra-se em fase de lançamento de três longas: A Pele Morta, Longe do Paraíso e Nina.

EIXO 2 – Experiências e desafios da escrita do roteiro / 08hs

10/11 (qua)
19 às 21h

A adaptação, com Índigo
Como adaptar uma obra literária para um roteiro audiovisual. Os desafios e o processo de criação, a partir de uma obra existente.
Índigo é autora de mais de 30 livros para crianças e adolescentes, cinco dos quais foram adaptados por ela para séries de animação, live-action e longa-metragem. Atualmente, trabalha na série de animação “As aventuras de Gildo”, inspirada na obra de Silvana Rando.
Mediação: Carollini Assis. Jornalista, roteirista e produtora audiovisual. Pós-graduada em Roteiros para TV e Vídeo e Escrita e Criação (em curso), estudou Realização Cinematográfica na EICTV Cuba). Atualmente é diretora da Bocapiu Conteúdo Criativo.

12/11 (sex)
19 às 21h

A criação coletiva em sala de roteiro de série, com Marco Borges 
Processos de criação de conteúdo seriado em sala de roteiro, tendo como base a construção colaborativa e o consenso.
Marco Borges é roteirista com experiência em séries para TV e streaming. Ele é roteirista da série Cidade Invisível (7 episódios), criada por Carlos Saldanha para a Netflix; da série Segunda Chamada (TV Globo) e ainda é co-criador e autor da série dramática de ficção Conselho Tutelar, com 3 temporadas (TV Record).
Mediação: José Araripe Jr. Trabalha na área do audiovisual (direção de arte, roteiro e direção) desde a década de 1980. Entre 2008 e 2016 teve experiência com gestão em televisão: foi Gerente Executivo de Conteúdo e de Projetos Especiais da TV Brasil/RJ; Diretor Geral do IRDEB e Diretor de Conteúdo e programação da TVE Bahia, e Consultor criativo de Núcleo Griot de Animação. Atualmente finaliza as séries O País da Poesia Popular (13 x 30’), Hiper Praia (5 X 26’).

16/11 (ter)
19 às 21h

A criação de telenovela, com Paulo Halm
Um bate-papo sobre as narrativas ficcionais seriadas de longa duração e o desafio de surpreender o público a cada capítulo.
Paulo Halm é formado em cinema pela UFF, trabalha como diretor e roteirista de cinema e TV. Junto a Rosane Svartman, é autor de novelas da TV Globo como Totalmente Demais (2016), Bom Sucesso (2019/2020) e Malhação Sonhos (2014/2015), que está sendo reprisada no ar no momento. No cinema participou do roteiro de longas-metragens como Pequeno Dicionário Amoroso, Amores Possíveis e Quem Matou Pixote?.
Mediação: Thaiane Machado. Jornalista de formação, Doutoranda e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisa sobre os modos de consumo de telenovela brasileira. Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Em sua empresa, Gaveta do Pensamento, transforma ideias de empresas em soluções de serviço/comunicação para o usuário.

19/11 (sex)
19 às 21h

A criação ficcional a partir de histórias reais, com Fábio Meira
Como as histórias reais podem ser base e fonte de inspiração na concepção de conteúdo audiovisual de ficção.
Fabio Meira é diretor e roteirista. Seu primeiro longa “As duas Irenes” estreou no Festival de Berlim em 2017 e recebeu quatro Kikitos em Gramado, entre eles Melhor Filme pela Crítica e Melhor Roteiro. Atualmente, finaliza o longa-metragem “Tia Virgínia”, protagonizado por Vera Holtz.
Mediação: Edson Bastos. Sócio-administrador da Vôo Audiovisual. Roteirista, produtor e diretor dos longas A professora de música (2016), Dr. Ocride (2018) e Cinema de Amor (2019). Curador e idealizador do FECIBA – Festival de Cinema Baiano (2011-2016; 2021) e do Circuito Cine Éden (2014, 2017 e 2020). Atualmente é mestrando pelo Pós-Cultura (UFBA).

EIXO 3 – O ofício do roteirista e sua articulação com outras áreas de criação / 08hs

17/11 (qua) 
19 às 21h

A criação do som no roteiro, com Tide Borges
A importância do roteiro como fonte inicial da criação sonora na produção de obras audiovisuais. Um bate-papo, do ponto de vista do som, sobre os roteiros brasileiros da recente safra. Que caminhos o roteirista pode adotar para contribuir de forma mais direta na concepção sonora de uma obra audiovisual?
Tide Borges é graduada, mestra e doutora em Cinema pela ECA/USP. Começou a trabalhar com som para audiovisual (captação e desenho de som) em 1984. Desde 2010 é professora de som do Curso de Cinema da FAAP/SP. Atuou na equipe de Som de diversas séries e longas-metragens.
Mediação: Marise Urbano. Mãe Preta Periférica Candomblecista. Participa do COPECINE e é responsável pela Gira Pomba Produções. Membro da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro. Uma mulher do Cinema e Audiovisual, com foco principal na área de som.

22/11 (seg)
19 às 21h

Imaginando: a criação de imagens a partir do roteiro, com Rosa Caldeira
Como se dá a criação de imagens, do ponto de vista da direção de fotografia, a partir da leitura de um roteiro? Existe algum tipo de procedimento e/ou modo de escrita que o roteirista deve adotar para contribuir com o processo de concepção da fotografia de uma obra audiovisual?
Rosa Caldeira trabalha como diretor, diretor de fotografia e gaffer em filmes, séries, internet e publicidade. Cineasta trans e militante, sempre juntando ideias para atuar com cultura TLGB e periferia na Maloka Filmes. Seu último curta-metragem, Perifericu, recebeu mais de 30 prêmios, incluindo Festival de Tiradentes e Curta-Kinoforum.
Mediação: Susan Kalik. Roteirista, diretora e produtora. Graduada em Direção Teatral pela UFBA e sócia da Modupé Produtora, associada da APAN e da ABRA. Foi finalista do Concurso de Roteiros de Longa do FRAPA com Lafond (2019). É roteirista e diretora do longa/doc Cores e Flores para Tita, e produtora de três longas documentários, oito curtas e trinta espetáculos teatrais.

24/11 (qua)
19 às 21h

A montagem no documentário: a função do pré-roteiro, com Márcia Medeiros
O processo de criação de uma obra audiovisual do tipo documentário, a partir de estrutura de abordagem pré-existente, pré-roteiro, material de pesquisa e material bruto captado. O papel do roteirista no processo de montagem de obra factual e de não-ficção.
Márcia Medeiros trabalha na área de audiovisual desde a década de 90, como diretora e editora. Foi responsável pela montagem dos documentários Pastor Cláudio e Memória para uso diário (ambos de Beth Formaggini) e Madame (de André da Costa Pinto e Nathan Cirino) e de séries televisivas como The Voice Kids (Rede Globo) e Que Marravilha! (GNT). Atual presidente da Edt. (Associação de Profissionais de Edição Audiovisual).
Mediação: Silvana Moura. Atua em audiovisual, dirigindo e roteirizando programas de TV e documentários, entre eles: Alàpini: A Herança Ancestral De Mestre Didi Asipá, a série documental Beleza Pura, o Soterópolis (2003-2021) e a série Documental Agbara Dudu – Narrativas Negras, (13 episódios/ Canal Futura), finalista do prêmio Abra de roteiros na categoria série de documentário, 2021.

26/11 (sex)
19 às 21h

O roteiro literário e a montagem na ficção, com Diana Vasconcellos
O processo de criação de uma obra audiovisual de ficção, a partir do roteiro e do material bruto captado. A relação do montador com o roteiro literário. A contribuição do roteirista durante o processo de montagem da ficção.
Diana Vasconcellos graduou-se em Comunicação Social pela UFMG. Iniciou ainda nos anos 80 carreira de montadora cinematográfica e desde então editou mais de 50 filmes, séries e documentários, entre eles O Xangô de Baker Street e Vinicius, de Miguel Faria Jr ;  Se eu fosse você 2, de Daniel Filho e Medida Provisória, de Lázaro Ramos.
Mediação: Ceci Alves. É uma cineasta negra, que imprime em seu trabalho uma narratividade musical, lidando com questões de militância e protagonismo dos excluídos de uma forma afetiva e política. Tem larga experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Cinema, e é reconhecida documentarista e curta-metragista, com premiações no Brasil e exterior. 

*A atividade que seria no dia 15/10 foi para o dia 16/10 por conta do feriado.