Skip to content Skip to footer
Elabore um plano de distribuição e comercialização, contemplando janelas de exibição e oportunidades de negócio para o seu projeto.

Curso sobre os modelos de distribuição do cinema e da TV, o sequenciamento das janelas de exibição, o posicionamento estratégico e a identidade de marca dos players do setor de exibição do mercado brasileiro, bem como sobre os novos hábitos de consumo da audiência e do público-alvo. Pontos de análise sobre um projeto a partir da perspectiva dos compradores. Idealização e construção de um projeto de comercialização de uma obra audiovisual, tendo em vista a estrutura do orçamento e o modelo de negócios adequados para o produto. Ao longo do curso, os(as) participantes devem elaborar um plano de distribuição e comercialização, contemplando janelas de exibição e oportunidades de negócio.

  • Modelos de negócios, de distribuição e de exibição;
  • Funções, atribuições e espaços de atuação de produtores, distribuidores e exibidores;
  • Sequenciamento de janelas e comercialização;
  • Players de distribuição e exibição: circuitos de festivais, salas de cinema, televisão aberta e fechada, vídeo doméstico e vídeo sob demanda (VOD);
  • Branding e posicionamento estratégico de canais e serviços de vídeo sob demanda;
  • Redes digitais e tecnologias de informação e comunicação;
  • Novos hábitos de consumo e comportamentos da audiência.

Maíra Bianchini

Pós-doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom/ UFBA) e integrante do grupo ATevê, onde pesquisa produção seriada televisiva, mercado audiovisual e modelos de produção e distribuição na relação entre televisão e internet. É pesquisadora associada à Rede Brasil do Observatório Iberoamericano da Ficção Televisiva (OBITEL Brasil). Professora no Estação do Drama (UFBA).

WORKSHOP

Comercialização de Produtos Audiovisuais

A atividade vai habilitar o(a) participante a montar um projeto de comercialização de uma obra audiovisual, definindo a estrutura do orçamento e o modelo de negócio mais adequado ao seu produto. Conhecerá os principais mecanismos de fomento para a distribuição de conteúdo audiovisual e alguns dos mais relevantes segmentos para difusão e comercialização de obra cinematográfica (mercados e circuitos de festivais). Vai compreender como se dá a relação entre produtor e exibidor/ produtor e distribuidor/ distribuidor e exibidor.

Ministrante

A definir

Paola Teles

Formada em Ciências Sociais, MBA em inteligência de Mercado (Live University) e graduanda em Direito. Com 15 anos de experiência em gestão de projetos culturais, sendo cinco anos no mercado audiovisual. Além de coordenar e lecionar aulas no Curso de Produção Executiva na Academia Internacional de Cinema, também realiza mentorias dos projetos de Startup na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) dos alunos da Graduação de Produção Multimídia.

Trabalhou nas empresas O2 Produções (O2 Play), Paris Produções, Spcine – Empresa de cinema e audiovisual de São Paulo,  Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro, TIM e Fundação Getúlio Vargas.