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REGULAMENTO

Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos para participação no  Programa de Formação Continuada em Game Design. Neste instrumento são apresentados os procedimentos e informações para inscrição e participação no curso. Pedimos que, por gentileza, leia atentamente as regras abaixo listadas e, em caso de dúvidas, entre em contato com a produção, antes de efetivar sua inscrição: gamedesign.contato@gmail.com.

1. DO PROGRAMA

O Programa de Formação Continuada em Game Design se propõe a formar e qualificar profissionais para desenvolver jogos digitais e conteúdos interativos, desde a ideia inicial até a produção de uma demo jogável.

O(a) profissional de Game Design é quem desenvolve o projeto dos jogos digitais e conteúdos interativos. Para adquirir uma visão ampla e sistêmica do processo, ele(a) precisa conhecer todas as etapas do desenvolvimento e saber as expertises exigidas.

São muitas etapas, que incluem atividades, como a elaboração do roteiro e do storyboard, a definição das mecânicas e a composição do documento de game design – uma peça-guia que vai contribuir para orientar a execução dos demais elementos que dão forma ao jogo, proporcionando ao jogador uma experiência lúdica e imersiva.

Esse programa foi especialmente criado para garantir uma formação completa nessa área. Com total de 376 horas de aulas e duração de 15 meses, o programa possui 13 fases sucessivas:

    • Fase 1: Gamecultura e serious games
    • Fase 2: Jogos digitais e suas interfaces
    • Fase 3: Game Design I 
    • Fase 4: Roteiro para Games
    • Fase 5: Noções básicas de programação
    • Fase 6: Introdução a Unity
    • Fase 7: Arte e Design Gráfico para Games
    • Fase 8: Trilha Sonora para Games
    • Fase 9: Animação 2D para Games
    • Fase 10: Estudo de Viabilidade Técnica e empreendedorismo
    • Fase 11: Game Design II
    • Fase 12: Pesquisa em Games
    • Fase Final: Produção do jogo!

1.1 As Fases de 1 a 12 se constituem em módulos de aulas presenciais, onde o(a) participante aprenderá o conteúdo programático, através de exposições participadas, dinâmicas, exercícios lúdicos, interação com os softwares e motores nos laboratórios e outras ferramentas de aprendizagem.

1.2. Na Fase Final não haverá aulas, pois os(as) participantes estarão engajados na concepção, desenvolvimento e produção de um jogo, em versão de demonstração (demo) jogável, sob a tutela de professores e da equipe pedagógica.

1.2.1. Os(as) participantes serão divididos em equipes de, no mínimo, quatro (04) e de, no máximo seis (06) pessoas para a produção coletiva da demo.

1.2.2 Durante todo o período desta fase, os(as) participantes serão acompanhados e supervisionados por professores especializados, os quais estarão responsáveis pela orientação dos(as) alunos(as).

1.2.3 Será produzida uma demo jogável por grupo de participantes.

2. DO PÚBLICO-ALVO

O Programa de Formação Continuada em Game Design é voltado para qualquer pessoa interessada em jogos digitais, que tem desejo de ingressar no mercado de games e/ou desenvolver novas habilidades, necessárias para adquirir uma visão sistêmica do processo de criação e produção de um jogo.

Também podem se inscrever consumidores de jogos, empresários e produtores da indústria de games, além de professores e técnicos que desejam adquirir ou ampliar seus conhecimentos, para atuar com eficácia no mercado, ensino e pesquisa em games.

Poderão se inscrever brasileiros de qualquer região do país e estrangeiros residentes no Brasil com conhecimento da língua portuguesa. A idade mínima para participação é de 18 anos completos na data da inscrição.

 

3. DO CALENDÁRIO DE INSCRIÇÃO E DE SELEÇÃO

O calendário de inscrição e de realização do processo seletivo do Programa de Formação Continuada em Game Design está organizado da seguinte forma:

* Inscrição: 28/02 a 31/03/20 
* Seleção_Análise de currículo: 01 e 02/04
* Convocação para entrevista: 03/04
* Seleção_Entrevistas: 04/04, 06/04 e 07/04/20
* Divulgação primeira chamada: 08/04/20
* Matrícula primeira chamada: 08/04 a 15/04/20
* Divulgação suplentes: 16/04/20
* Matrícula suplentes: 16/04 a 23/04/20
* Período das aulas: 27/04 a 10/12/20  e de 18/01 a 31/07/21
* Término (previsão): 31.07.21

4. DAS ETAPAS DO PROCESSO

4.1. INSCRIÇÃO – Para ingressar no Programa de Formação Continuada em Game Design o(a) interessado(a) deverá se INSCREVER, primeiramente, para participar do processo seletivo, conforme descrito no item 5 deste regulamento.

4.2 SELEÇÃO A seleção, detalhada no item 6 deste regulamento, visa escolher participantes com perfis profissionais e campos de atuação e de interesse distintos, bem como níveis diversos de conhecimento. A finalidade é estruturar uma turma multifacetada e polivalente, tendo em vista que a produção de um jogo – planejada para a Fase Final do programa – requer pessoas com diferentes habilidades e equipes multidisciplinares.

4.3 MATRÍCULA – Somente após a conclusão do processo seletivo, o(a) interessado(a) fará a matrícula para o programa.

5. DA INSCRIÇÃO 

A inscrição deverá ser feita exclusivamente através do preenchimento do formulário online, disponível no site www.benditas.art.br/gamedesign e será composta pelos seguintes passos:

5.1 Passo 1) CADASTRO → Clique no botão START e preencha seus dados cadastrais para a criação do seu login. 

5.2 Passo 2) PAGAMENTO → Avance no carrinho de compras e efetue o pagamento da taxa única de inscrição, no valor de R$ 35,00, via PagSeguro ou transferência bancária TED ou DOC na seguinte conta bancária: 

BENDITAS PROJETOS CRIATIVOS LTDA
CNPJ: 19.223.689/0001-41
Banco do Brasil (001)
AG. 3454-1
C/C 39.013-5

5.3 Passo 3) ENVIO DE DOCUMENTOS → Envie para o e-mail gamedesign.contato@gmail.com o comprovante de pagamento e o currículo, em formato PDF de até 2Mb. O e-mail deverá ter como “Assunto” o seu nome completo.

5.4 Passo 4) CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO → Após validação do pagamento pelo nosso setor financeiro, você receberá uma confirmação da sua inscrição, através do e-mail cadastrado. 

6. DA SELEÇÃO 

A seleção será feita por comissão composta pela equipe pedagógica do programa e pelos professores dos cursos. As etapas do processo seletivo são as seguintes:

a) Análise de currículo (eliminatória)

b) Entrevista (classificatória)

6.1 Análise de currículo

Nessa etapa, a comissão vai observar a trajetória pessoal do interessado(a), verificando as áreas de interesse e de atuação.

6.1.1 O currículo deve conter informações sobre formação escolar e  acadêmica (se houver), carreira e atuação profissional, se couber.

6.1.2 O currículo deve ser enviado junto com o comprovante de pagamento da inscrição para o e-mail gamedesign.contato@gmail.com, conforme item 5 deste regulamento.

6.2 Entrevista

Após a análise do currículo, os candidatos pré-selecionados serão convocados para uma entrevista com a equipe pedagógica e os professores do curso, visando melhor avaliação das motivações e áreas de interesse.

6.2.1 A convocação será feita no dia 03/04, através de comunicação enviada ao e-mail cadastrado no sistema.

6.2.2 As entrevistas serão realizadas nos dias 04/04 (sábado), 06/04 (segunda-feira) e 07/04/20 (terça-feira), em local e horário a serem divulgados na ocasião.

6.3 O resultado será divulgado até o dia 08/04/2020, através de comunicação enviada ao e-mail cadastrado no sistema.

7. DO PAGAMENTO DA MATRÍCULA E DAS MENSALIDADES

Todos(as) os(as) selecionados(as) na primeira chamada terão até o dia 15 de abril de 2020, impreterivelmente, para efetuar o pagamento da matrícula, conforme as orientações a seguir. Após este prazo, caso não haja manifestação do(a) candidato(a) selecionado(a), será efetuada chamada de suplentes.

7.1 Passo 1) ACESSO→ Os(as) selecionados(as) receberão um e-mail com link para prosseguir com a inscrição e efetuar o pagamento da matrícula. Acesse o link e faça o seu login.

7.2 Passo 2) PAGAMENTO No carrinho de compras selecione a forma de pagamento pretendida – transferência bancária ou PagSeguro. 

7.2.1 via transferência bancária – após realizar o pagamento nesta modalidade, você deverá enviar um email para gamedesign.contato@gmail.com contendo nome completo, CPF do(a) participante e o comprovante de pagamento. O pagamento nesta modalidade deverá ser feito exclusivamente via TED ou DOC, na seguinte conta bancária: 

BENDITAS PROJETOS CRIATIVOS LTDA
CNPJ: 19.223.689/0001-41
Banco do Brasil (001)
AG. 3454-1
C/C 39.013-5

7.2.1.a Nesta modalidade não será aceito parcelamento, apenas pagamento à vista do valor integral da matrícula.

7.2.2 via PagSeguro – você será direcionado para esta plataforma e escolherá a forma de pagamento desejada.

7.2.2.a A Benditas não responde pelas normas de utilização da plataforma PagSeguro.

7.3 Passo 4) CONFIRMAÇÃO → Após confirmação de pagamento, sua inscrição será finalizada e comunicada através do e-mail cadastrado. Em caso de não recebimento deste comunicado, o(a) participante deverá entrar em contato imediato com a produção através do e-mail gamedesign.contato@gmail.com.

ATENÇÃO: Não será permitida a participação sem a comprovação de pagamento.

 

8. DO VALOR DO INVESTIMENTO

O investimento no Programa de Formação Continuada em Game Design será feito da seguinte forma:

INSCRIÇÃO

8.1 Inscrição – Taxa única no valor de R$ 35,00 para participar do processo seletivo, conforme item 5 acima. Este valor não é reembolsável.

MATRÍCULA – FASE 1

8.2 Matrícula/Fase 1: taxa no valor de R$ 355,00 para matrícula e efetiva adesão ao programa. Esse valor poderá ser pago via transferência bancária (exclusivamente à vista)  ou via PagSeguro (em modalidade de parcelamento de sua preferência).

8.2.1 O pagamento da matrícula garantirá ao(a) selecionado(a) o acesso à Fase 1 do programa, estando dispensada a mensalidade para essa fase.

MENSALIDADES – FASES 2 a 12

8.3 Mensalidade/ Fase 2 a Fase 12: mensalidade no valor de R$ 355,00 para cada uma destas Fases. Esse valor poderá ser pago mensalmente, via transferência bancária  (exclusivamente à vista) ou via PagSeguro (em modalidade de parcelamento  de sua preferência).

COTA – FASE FINAL

8.4 Cota Fase Final – A Fase Final, etapa de longa duração, conforme descrito no item 1.2 deste regulamento, terá taxa no valor de R$ 1.065,00.  Esse valor poderá ser pago via transferência bancária (exclusivamente à vista) ou via PagSeguro (em modalidade com parcelamento de sua preferência).

9. DAS VAGAS

Serão disponibilizadas 30 vagas, que é o número máximo de participantes. 

Para estimular e assegurar a democratização do acesso às ações desse programa, serão concedidas três (03) bolsas de estudo com 100% de desconto, assim distribuídas:

    • Uma (01) bolsa para estudante de graduação do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA), comprovadamente matriculado nesta instituição de ensino;
    • Uma (01) bolsa para membro do BIND – Bahia Indie Game Developers, comprovadamente  associado a esta entidade;
    • Uma (01) bolsa para profissional de empresa desenvolvedora de games em status de start up.

9.1. Os requisitos exigidos para pleitear a bolsa são os seguintes:

9.1.1 comprovação de atuação prévia no setor de games, através de envio e análise de currículo e portfólio.

9.2.1. Comprovação de vinculação com as instituições e/ou coletivos indicados acima no item 9.

9.2. A seleção será feita por comissão composta pela equipe pedagógica do programa e pelos professores dos cursos, por meio de análise do currículo e do portfólio.

9.2.1. A coordenação do programa vai adotar como critérios de seleção:

9.2.1 a) efetivo engajamento e demonstração de participação em projetos de games de qualquer natureza, inclusive aqueles de caráter amador. 

9.2.1 b) Para fins de desempate, será adotado como critério o tempo de vinculação com o coletivo, com a empresa ou instituição.

9.2.2. A inscrição será feita unicamente através de preenchimento do formulário.

9.2.3 O resultado será comunicado através do e-mail cadastrado.

 ATENÇÃO:

PARA ACESSAR AS BOLSAS SUPRACITADAS, É NECESSÁRIO PREENCHER O FORMULÁRIO QUE CONSTA NO LINK https://forms.gle/y2Pj8yLhvNCuVgwg6

A Benditas não assumirá despesas de nenhuma natureza para bolsistas contemplados.

 

10. DAS REGRAS DE DESISTÊNCIA POR PARTE DO(A) PARTICIPANTE

Em caso de DESISTÊNCIA por parte do(a) participante, por qualquer motivo, após pagamento, o valor pago poderá ser restituído, de acordo com as normas abaixo:

10.1 Matrícula, Mensalidades e Cota Final

10.1.1 Depois de confirmado o pagamento, o(a) participante só poderá desistir da atividade e cancelar sua participação de acordo com as seguintes regras:

10.2.1.a) Com até 7 dias de antecedência em relação à data de início de cada FASE, o aluno receberá reembolso integral do valor da respectiva mensalidade paga.

10.2.1.b) Passado o prazo estipulado no item 10.2.1.a) acima, será possível efetuar o reembolso de 50% do valor pago pelas atividades ainda não cursadas.

10.2. Inscrição

O valor de R$ 35,00 da taxa de inscrição não é reembolsável.

10.3 O não-comparecimento do(a) participante às aulas não o(a) exime ou o restitui do pagamento efetuado.

10.4 Para efetuar sua desistência, o aluno deverá entrar em contato através do e-mail gamedesign.contato@gmail.com com o assunto DESISTÊNCIA, para que seja registrado e formalizado. Não será aceita nenhuma outra forma de comunicado de desistência.

10.5 A restituição de valores ao participante será feita pela Benditas Projetos Criativos em até 15 dias úteis após a comunicação formal de desistência.

10.6 Não serão restituídos eventuais custos referentes a operações bancárias nem outras taxas adicionais, como aquelas resultantes de parcelamento do valor de inscrição, por meio do PagSeguro.

12. DOS CERTIFICADOS

Será fornecido certificado de participação apenas para aqueles que tiverem, no mínimo, 75% de frequência em cada uma das fases do programa. Os certificados serão enviados por e-mail em até 30 dias após a finalização do curso.

13. DO REGISTRO E USO DE IMAGENS 

13.1. A Benditas poderá registrar e utilizar, livre de quaisquer ônus, a imagem do(a) participante para fins pedagógicos ou para divulgação de suas atividades ou ainda na gravação das aulas, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la junto à Internet, jornais e todos os demais meios de comunicação, pública ou privada, ainda que o(a) participante se encontre na condição de egresso;

13.2. O(a) participante não poderá gravar as aulas e nem reproduzir ou disponibilizar aulas que eventualmente tenham sido gravadas sem autorização da Benditas, sob pena de responder pela violação de direitos autorais, sem prejuízo de outras sanções relacionadas ao ilícito.

14. DA AUTORIZAÇÃO DE USO DOS JOGOS PRODUZIDOS

A Benditas poderá utilizar, livre de quaisquer ônus, as versões de demonstração do jogo (demo jogável) produzidas no Programa de Formação Continuada em Game Design para divulgação de suas atividades institucionais e do próprio programa, podendo, para tanto, reproduzi-la ou divulgá-la no site da Benditas Projetos Criativos (benditas.art.br) e/ou outros meios na Internet, redes sociais, jornais e todos as demais vias de comunicação, públicas ou privadas, mesmo após o período de conclusão do programa.

14.1 O(a) participante do Programa de Formação Continuada em Game Design autoriza e disponibiliza, desde já, a Benditas Projetos Criativos a fazer uso do protótipo do jogo, em qualquer formato, seja por link para acesso via streaming, por download ou outro meio, única e exclusivamente para fins de divulgação de suas atividades institucionais e do próprio programa.

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A qualquer tempo, o presente regulamento poderá ser revogado, anulado ou modificado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito à indenização ou reclamação de qualquer natureza. A produção do Programa de Formação Continuada em Game Design reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste termo.

Toda e qualquer comunicação entre o(a) participante e a produção do programa será feita única e exclusivamente através do e-mail cadastrado, cabendo portanto ao(a) participante acessar a caixa de mensagens e de spam com regularidade, bem como desativar eventual filtro de restrição de recebimento de mensagens ao email gamedesign.contato@gmail.com.

Salvador, Bahia, 20 de fevereiro de 2020.

Este projeto foi contemplado pelo Edital SAV/MINC/FSA nº 13/2018 da Linha de Formação e Qualificação Audiovisual e é financiado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual, através da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

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